Webmaster: Carlos Alkmin

Caros amigos,
A ideia de fazer o que verão a seguir surgiu no ano 2000, quando resolvi dar uma utilidade à foto acima, construindo, a partir dela, uma espécie de Associação Virtual dos colegas que tive ao longo de 10 anos estudando no IMACO. O colégio, desativado em 1990, talvez não tenha sido um dos mais famosos no cenário educacional. Mas certamente teve um papel decisivo na formação da maioria da maioria das pessoas aqui mencionadas.

O ponto de partida. Sempre tive um grande carinho por esta foto da visita às instalações da Fábrica de Bebidas da Antarctica, uma típica excursão de colégio. Talvez a particularidade da foto seja o fato de que ela, como nenhum outro documento, reúne a maior parte dos alunos, no último em que estiveram todos juntos na mesma classe. É que logo na série seguinte, o primeiro colegial, ocorreria a divisão da classe em 3, de acordo com as carreiras escolhidas (Exatas, Humanas e Biomédicas).

Uma mania que ajudou. No verso da foto, fiz a legenda com os nomes de meus colegas, tendo o cuidado de escrever até o número na chamada e o nome completo que sempre fiz questão de saber, talvez por causa de meu jeito organizado e curioso (investigativo, até), talvez por outro motivo qualquer que eu desconheça.
Alguns nomes completos eu saberia até dizer ainda hoje, se encontrasse a pessoa por aí, deixando a mesma bastante surpresa. Só ficariam incompletos os nomes de algumas das mulheres, caso tenham incorporado o sobrenome do marido.
Curiosidade: o texto foi "datilografado" em minha Olivetti Studio 44, uma relíquia de máquina, fabricada por volta de 1965 e que pertenceu a meu pai. Esta ainda me foi muito útil para trabalhos do colégio e de todo o período de faculdade. Usei-a até para "bater" alguns orçamentos para meus clientes, entre 1990 e o 1993, a partir de quando, me informatizei, tardia, mas definitivamente.

O projeto. Meu projeto é o seguinte: tornar deste um espaço para uma reunião, ainda que virtual, dessas pessoas que um dia tiveram algo em comum e que hoje podem até retomar contato se interessante for.
Numa etapa posterior, penso até em colocar a foto atual para ser acessada ao clique do mouse sobre a área correspondente na foto antiga. Já pensou?
Depois poderão vir outras fotos, que servem também para denunciar a moda e os costumes pra lá de "kitsch" dos anos 70 e começo dos 80, fotos mais atuais, como da triste situação em que ficou o prédio do IMACO antes de ser parcialmente demolido e transformado na atual unidade da Academia de Esportes Competition e dos amigos com que tenho contato.
"Links" para histórias atuais e referências a outros alunos que conviveram conosco e com professores inesquecíveis também são bem-vindos.
Por isso, quanto às pessoas em cuja legenda menciono não ter tido mais notícias, ficaria muito contente se as próprias ou quem souber de seu paradeiro, me enviasse um e-mail contando brevemente por onde andam, realizações, fotos, formas de contato (e-mail, homepage, telefone etc.) e se autorizam sua publicação neste site.
Nunca é demais dizer que aceito críticas, sugestões, correções, informações complementares e espero não ter sido injusto ou ter invadido a privacidade de quem quer que seja.

Veja a foto da turma de 1980 (8ª série) e os comentários.

• Veja como foram os